Conheça os sintomas do novo coronavírus e saiba quando procurar um especialista
Febre, cansaço e tosse seca: esses são os principais sintomas apresentados por pessoas com a doença de coronavírus (Covid-19). Alguns indivíduos têm dores no corpo, coriza, congestão nasal, dor de garganta e diarreia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada seis pessoas também sente dificuldade para respirar.
Apesar de não haver evidência científica robusta, a Academia Brasileira de Rinologia (ABR) e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico- Facial (ABORL-CCF) sugerem que a dificuldade de sentir cheiro, que aparece de forma súbita, com ou sem alteração de paladar e sem obstrução nasal, pode caracterizar, também, infecção por Sars-CoV-2. Isso pode ocorrer em diversas doenças inflamatórias, como rinites, rinossinusites crônicas e polipose nasal. Também acontece em pacientes com desvio septal obstrutivo e com tumores no nariz. A orientação é realizar isolamento domiciliar por catorze dias e aguardar a melhora do sintoma. Enquanto não é desenvolvida a vacina contra a Covid-19, o paciente com crises respiratórias deve tomar todos os cuidados comuns, como lavar as mãos constantemente, cobrir o nariz e a boca ao espirrar e tomar vacina contra a Influenza. Nos casos persistentes, uma consulta com o otorrinolaringologista é fundamental. Ele pode solicitar, por exemplo, um exame de painel respiratório. Em se tratando de coronavírus, é o médico, também, que deverá conduzir o paciente para a realização do teste.
Existem, hoje, dois tipos de teste disponíveis para diagnóstico de Covid-19: o RT-PCR, com coleta obtida por meio de raspado de nasofaringe a par tir do terceiro dia após o início dos sintomas, e o de sorologia, realizado a par tir da amostra de sangue do paciente, de preferência, dez dias após o início dos sintomas. Com a Covid-19, todo cuidado é pouco. Para diminuir as chances de dar falso negativo, não faça o teste sem antes consultar um especialista.